Em Jornada nas Estrelas o dinheiro não é mais necessário, pois sua tecnologia avançada deixou quase tudo disponível com um toque na tela.
Jornada nas Estrelas e a diversidade na Enterprise
Jornada nas Estrelas estreou na TV em 1966, e essa visão futurista de paz e abundância foi criada por Gene Roddenberry. Pois ele imaginou que é possível um mundo onde as pessoas não sejam egoístas, acabando assim com as guerras e o ódio, criando então uma humanidade harmônica. Todos que acompanham Jornada nas Estrelas percebem que a série sempre apresentou a idéia de um futuro melhor para a galáxia. No entanto, isso acontece por causa dos avanços tecnológicos, onde todas as necessidades e desejos são facilmente fornecidos. Além disso, a série protege os direitos do indivíduo e não vemos políticos decidindo, arbitrariamente, o que é melhor para o bem estar geral. A liberdade individual é a base dos valores da Federação e vemos isso acontecer em vários episódios e filmes de Jornada nas Estrelas
A Federação mostra um socialismo libertário
A Federação não é apenas socialista no sentido hiperbólico, ela é socialista no sentido literal, onde o governo tem controle quase total sobre a economia e os meios de produção. Especialmente nas séries e filmes atuais, onde vemos a Federação controlando todas as principais empresas econômicas. Portanto, não vemos empresas privadas significativas e controladas pela população, no território da Federação. Em episódios atuais vemos o Capitão Picard dizer claramente que a Federação não tem uma moeda e que as pessoas não são mais motivadas pelo ganho material, ou transações econômicas capitalistas.
É por isso que Jornada nas Estrelas consegue mostrar as uniões culturais e enfatizar a tolerância, a igualdade, a liberdade e a fraternidade. Ou seja, a série apresenta uma visão socialista do futuro, pois acredita na possibilidade de humanos e alienígenas comprometidos com uma união geral na galáxia. As reformas que a série sonha são profundas e apresentam a visão de uma humanidade comum e unida. Não importa se os trekkies sejam nerds, geeks ou apenas fãs, Jornada nas Estrelas mostra os problemas da humanidade de forma inteligente e, involuntariamente, apresenta uma visão de humanidade onde a política consegue oferecer esperança para o presente e o futuro.
Portanto, vida longa e próspera para essa série fantástica, que está por aqui há 57 anos.
No Site MobDica falamos sobre Séries de TV