East New York mostra como a polícia deveria ser após George Floyd, pois os policiais da série tentam conviver mais próximo da comunidade.
Regina Haywood é a Vice-Inspetora do Leste de Nova Iorque
Sempre procuro escolher algumas séries ou filmes que não estejam com muito destaque nos serviços de streaming e East New York, nova série da HBO Max, foi uma boa escolha. Pois essa série, desenvolvida Pela CBS, aborda as preocupações generalizadas do policiamento, após o assassinato de George Floyd. Sabemos que a polícia ainda tenta assimilar esse problema, mas as séries evoluíram rapidamente e já buscam um novo perfil policial. Pois a partir de 2020, após o assassinato de George Floyd, a população americana e mundial passou a olhar com mais atenção para a polícia, incluindo as séries e filmes poiliciais.
Algumas séries de TV chegaram a ser retiradas do ar e outras, como Brooklyn Nine-Nine, até repensaram a sua temporada final. Por isso que East New York, nova série de TV sobre procedimentos policiais, está atraindo a atenção do público. A série da HBO Max, que está na primeira temporada, obteve 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. Em East New York vemos Amanda Warren, como a Vice-Inspetora Regina Haywood, uma oficial promovida ao cargo de comandante do 74º Distrito do NYPD, que fica no leste de Nova Iorque.
Haywood tenta equilibrar sua reputação sólida como oficial, com os desafios de ser uma mulher negra, em uma carreira tradicionalmente dominada por homens brancos. Mas não e só isso, a série tenta se separar de alguns procedimentos policiais conhecidos e tenta contar histórias específicas e mais verdadeiras desta comunidade, como aponta um dos roteiristas do programa.
“Eu estava muito familiarizado com o que acontecia no leste de Nova York e lugares assim”, disse Patrick Coker, um roteirista de TV. “E consegui trazer isso para a mesa.”
“Meu ponto principal é que, se estamos contando as histórias dessas pessoas, vamos contá-las corretamente”, disse Coker. “Eu realmente lutei por histórias sobre gentrificação.”
East New York mostra uma nova abordagem policial
Gentrificação é um tema recorrente nos EUA, e a série tenta falar sobre esse roubo de escrituras, um processo onde os proprietários precisam entregar a propriedade de suas próprias casas. Vários episódios da série mostram essa ganância de investidores, que não medem esforços para comprar vários imóveis e até uma igreja, causando uma especulação imobiliária. Algo que o 74º Distrito tenta combater de uma maneira diferente, pois a a Vice-Inspetora Regina Haywood envia alguns policiais para viverem nesses condomínios comunitários. É exatamente isso que torna East New York uma série diferente, a nova abordagem policial.
“Muitos policiais hoje em dia não querem ser vistos como força de ocupação. Eles querem ser vistos como parte da comunidade”, disse Patrick Coker. Ou seja, já passou da hora da sociedade e governos pensarem em soluções mais humanitárias para as forças de segurança. Trocando a polícia que mata, pela polícia que auxilia a comunidade.