Dahomey: Uma História Perdida

Trazendo o passado para o presente, Dahomey é o novo documentário da diretora Mati Diop e disponível na MUBI em 13 de dezembro.

Dahomey é o novo documentário imersivo e surpreendente de Mati Diop

Aprofundando perspectivas reais sobre questões que envolvem a apropriação, a autodeterminação e a restituição, o documentário traz um olhar poético sobre uma história raramente discutida. Ambientado em novembro de 2021, Dahomey aborda 26 tesouros reais do Reino de Daomé, que, assim como milhares de outros, foi saqueado pelas tropas coloniais da França, em 1892.

Quando esses artefatos estão prestes a sair da França para retornar ao seu local de origem, atualmente a República do Benim, Diop questiona de que forma eles devem ser recebidos num país que se reinventou. O documentário utiliza uma narração etérea e imagens de debates entre estudantes da Universidade de Abomey-Calavi, que oferecem múltiplas perspectivas.

Enquanto 26 artefatos estão prestes a ser repatriados para o Benim, o trabalho mais recente de Diop investiga as tensões que envolvem esse retorno. Por meio de uma mistura atraente de técnicas não tradicionais de narração, Dahomey levanta questões de identidade, acerto de contas histórico e o significado desse patrimônio cultural em um mundo pós-colonial. Essa abordagem permite a criação de um tema de conversa afetuoso, embora totalmente singular. Por isso o documentário é tão fascinante quanto essencial.

Veja o trailer abaixo

No site MobDica falamos sobre Séries de TV

A Amazon tem vários produtos sobre a série Dexter – Clique Abaixo

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE










Artigos
Relacionados