She Sells Sanctuary é a melhor música do The Cult


Em 1985, o Rio de Janeiro tinha várias casas noturnas que tocavam músicas góticas e dark da Europa e na antiga Robin Hood eu escutei She Sells Sanctuary, do The Cult.

She Sells Sanctuary está no álbum Love do The Cult

Essa danceteria Robin Hood, era esse o nome na época, tinha um telão no subsolo e quando o som fantástico iniciou os acordes iniciais de She Sells Sanctuary, meus ouvidos detectaram rapidamente que a banda The Cult era muito louca. O clipe começar mostrava os quatro integrantes da banda, que tinham um estilo meio gótico e meio dark. Até hoje escuto muito essa música e outras dos 3 discos da banda que comprei na época. Mas o melhor de todos era mesmo o Álbum Love, lançado em 1985, pela Beggars Banquet Records em quase 30 países. Esse álbum vendeu cerca de 2,5 milhões de cópias na época do lançamento. Com certeza ele é o responsável pelo sucesso comercial da banda no Reino Unido e no mundo.

Em dezembro de 1985, o The Cult entrou no palco do Saturday Night Live para cantar She Sells Sanctuary, música que a banda havia lançado como single, antes mesmo do seu segundo álbum Love. She Sells Sanctuary já era um sucesso no Reino Unido e tinha recebido bastante destaque nas rádios universitárias americanas e em algumas estações para álbuns novos. Naquele tempo uma rádio podia levar uma banda ao sucesso ou para a ruína.

O The Cult ainda não era grande o suficiente nos EUA para que o SNL desse à banda mais de uma vaga naquela noite. Mas, a partir dessa apresentação, o The Cult passa a ser uma banda de muito sucesso e com vários discos lançados.




A música She Sells Sanctuary tem 40 anos

She Sells Sanctuary, lançada há 40 anos, se referia ao poder de encontrar a felicidade nos braços de uma mulher, seja ela uma pessoa física real, ou apenas no sentido espiritual. A música também pensava no cosmos como uma energia feminina, como podemos perceber na frase: “I’m sure in her you’ll find The sanctuary.:

Lógico que você não percebe tudo isso no momento que escuta a música, mas tive uma professora de português que sempre realizava exercícios de interpretação de letras musicais. Ela não passava letras de Rock em inglês, mas esse exercício de interpretação sempre aguçou a minha procura por músicas e livros. Aliás, essa curiosidade impulsionou muito a minha carreira de escritor e redator publicitário.

Os quatro integrantes do The Cult

No Álbum Love podemos perceber claramente que existe uma inspiração da banda The Doors, e a voz de Astbury garante isso. Como acontecia muito no Rock alternativo de meados dos anos 80, a batida é constante e forte o suficiente para que She Sells Sanctuary fosse tocada em danceterias e boates pelo mundo. Além disso, essa música é responsável pelo estilo de dança, meio vampiresco, adotado pelos góticos vestidos com os seus sobretudos e boinas. E pensar que essa moda sobreviveu ao calor de 40º do Rio de Janeiro.

O The Cult tinha os mesmos riffs metálicos e profundos das bandas The Cure e Echo & The Bunnymen. A Banda hoje não tem muito destaque mas você precisa conhecer o Álbum Love e a música She Sells Sanctuary. Ela está nas plataformas de streaming, ou em Discos de Vinil antigos e remasterizados. Essa faixa explora tudo o que essas bandas dark ofereceram no século passado e o som ainda é potente. Se o seu vizinho não for muito chato, escute She Sells Sanctuary no volume máximo.

Veja o clipe da música She Sells Sanctuary

Conheça a loja de CD e Vinil da Amazon

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Artigos
Relacionados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE