O Heavy Metal está aí para chutar a bunda dos caretas e as artes das capas dos álbuns ilustram muito bem a mensagem que esse ritmo contestador pretende passar.
Essa seleção não foi nada fácil, pois praticamente todas as capas desse gênero musical são fantásticas e surreais.
A origem básica da palavra Heavy Metal vem de várias fontes, por isso é difícil determinar exatamente onde o termo foi criado. Mas existem certas teorias que parecem esclarecer essa dúvida. Embora a palavra criada pelo famoso romancista William Burroughs seja amplamente aceita, que incluiu em seus romances um personagem apelidado de “o garoto do heavy metal”, o termo remonta ao século XIX.
Na música o termo apareceu na letra do famoso álbum do Steppenwolf “Born to be Wild” (1968) pela primeira vez e, em 1970, os críticos de música já consideravam o Heavy Metal Music como um estilo específico e único.
Se viajarmos profundamente pelos fundamentos do Heavy Metal, perceberemos que há um grande histórico de música clássica. Guitarristas com experiência em música clássica desenvolveram novas formas de progressões de acordes e solo. Essa influência dos guitarristas deu origem a uma abordagem completamente nova para composições, energia, atmosfera, solos de guitarra, vocais, letras e apresentações ao vivo. Os músicos começaram a se desviar dos tons clássicos padrão e os misturaram com riffs pesados, acompanhados por padrões de bateria. A letra tinha um tema básico e girava em torno desse ritmo, com uma mensagem pessoal.
A partir daí as músicas ficaram cada vez mais focadas e políticas e, na década de 1960, o Heavy Metal se tornou uma tormenta no meio de um oceano calmo. O ritmo se espalhou pelas mentes musicais do mundo, na década de 1970 e ganhou um lugar sólido em quase todos os continentes.
Veja abaixo as 8 Capas de Discos do Heavy Metal que escolhemos.
Black Sabbath – Black Sabbath
Pedra fundamental do Heavy Metal, esse disco é excelente e tem uma arte bem sombria em sua capa.
As imagens assombrosas, fantasmagóricas e tenebrosas ficam na sua mente desde o momento que você as vê. Tente imaginar quando este álbum chegou às prateleiras pela primeira vez. Tínhamos os Beatles e o início do rock, um tempo simultaneamente alegre e grandioso. E então você vê isso na loja, com o seu visual arrepiante e assombroso. É como se você estivesse olhando para algo morto, que acabou de sair de uma casa mal-assombrada ou uma pequena fatia do Inferno, e isso torna essa capa inesquecível.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Dio – Holy Diver
Quando se trata de capas de álbuns com demônios, dragões e outros elementos de espadas e feitiçaria, ninguém se aproxima do mestre, Ronnie James Dio. Nesta pintura de Randy Berrett, temos o clássico demônio DIO em pé, no topo de uma montanha sinistra, mostrando os chifres do Heavy Metal com a mão e girando uma corrente, todo poderoso, enquanto observa um padre algemado afundar no oceano. Se isso não gritar Heavy Metal, eu não sei o que pode ser mais representativo.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Black Sabbath – Heaven and Hell
Os fãs do Black Sabbath podem não saber que essa arte da capa foi tirada de uma pintura da artista Lynn Curlee, intitulada “Smoking Angels”. Anjos fumando cigarros é o que melhor descreve a existência simultânea do céu e do inferno? Podemos ter mais de uma interpretação sobre isso. A primeira é a mesma da artista e a segunda é que uma pessoa que parece tão pura quanto um anjo, por fora, poderia facilmente ser um demônio, por dentro. Não lembro de ter visto essa capa nas lojas de disco em 1980, mas com certeza ela representa a essência do Heavy Metal.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Iron Maiden – Fear of The Dark
Fear of the Dark não é o melhor álbum do Iron Maiden, mas tem uma da melhores capas. É simplesmente incrível ver o monstro brotando de uma árvore e os fãs de terror e naturezas demoníacas raramente sentem pavor dessas imagens horríveis, que mostram carne e casca de árvore entrelaçadas. Provavelmente eles acham bastante épico e adorável.
Além disso, temos todas essas cores frias que impressionam e mostram uma sensação de escuridão na capa. Muitas capas de álbuns de metal demoníaco incorporam o vermelho ou o preto e, raramente, tons frios de azul que combinam perfeitamente com a minha música preferida desse disco: “Fear of the dark, fear of the dark, I have a phobia that someone’s always there”.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Judas Priest – Screaming For Vengeance
De uma terra desconhecida e através de céus distantes, surgiu um guerreiro alado metalizado. Nada permaneceu sagrado e ninguém estava a salvo do Hellion, enquanto ele pronunciava o seu grito de batalha: “Screaming for Vengeance”, é o que diz a contracapa deste álbum. Uma das capas mais memoráveis, pois foge dos tons sombrios e lança um amarelo ouro com uma águia metalizada pronta para chutar o traseiro de quem surgir pela frente. Este foi o primeiro álbum duplo da banda e recebeu um disco de platina. Com certeza a arte dessa capa teve algo a ver com isso.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Kiss – Destroyer
Não existe lista de capas de disco de Heavy Metal sem a presença do Kiss. Essa arte do álbum Destroyer é icônica e está presente em camisetas, cartazes e buttons desde a década de 1970. A arte dessa capa deu um tremendo impulso profissional ao artista Ken Kelly, além de tornar o Kiss uma das bandas mais populares da história.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Korn – Follow The Leader
A banda Korn é conhecida por lançar álbuns com capas inspiradas em pesadelos e a do disco Follow the Leader é singelamente sombria. As capas do Korn quase sempre mostram uma sensação de inocência corrompida ou manchada de alguma forma e esta tem uma garota pulando amarelinha rumo à um penhasco, mostrando que é perigoso seguir o caminho que traçaram para você. Uma capa com a cara do Heavy Metal e que podia parecer na série Sandman.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Megadeth – The System Has Failed
O Megadeth sempre procurou criticar o nosso sistema falido e o conteúdo musical dos seus álbuns, obviamente, zomba da política americana e mundial. Essa capa é sensacional porque mostra uma enorme quantidade de detalhes e figuras políticas famosas ou notórias, em situações críticas.
Temos uma pasta rotulada como Plano B, uma lista de multas monetárias por vários crimes cometidos e Vic apresentando o veredicto de inocente em uma mão e o dinheiro na outra. Além disso, vemos as palavras Injustiça Desigual Sob a Lei escritas no famoso prédio ao fundo, sugerindo como o sistema permite que os criminosos de colarinho branco e de fardas, escapem.
Compre esse álbum na Amazon – Clique Aqui
Assim deve ser o Heavy Metal, contestador, barulhento e sempre pronto para dar uma paulada na sociedade careta.