She’s Lost Control: o Rock Gótico do Joy Division


Essa faixa do álbum Unknown Pleasures apresenta o ritmo característico do Joy Division, mas a música é muito mais sombria do que o som da banda.

She's Lost Control: o Rock Gótico do Joy Division

Ian Curtis, vocalista do Joy Division, morreu aos 23 anos

A música She’s Lost Control tem uma base musical sombria e sua letra é inspirada em uma mulher que morreu de epilepsia. A natureza melancólica dessa música praticamente criou o Rock Gótico e o gênero começou a ganhar destaque em rádios e pistas de dança.

Ian Curtis trabalhava em uma clínica para pessoas com necessidades especiais e ele atendia uma garota com epilepsia. Em 1978, o vocalista do Joy Division notou que a garota não frequentava mais a clínica. Algum tempo depois ele descobriu que ela havia tido uma convulsão durante o sono e morrido tragicamente. Esse incidente inspirou Ian Curtis a compor uma música sobre a garota e a assim surgiu a sombria She’s Lost Control.

Criar a letra de She’s Lost Control já era algo bastante angustiante, mas isso tudo piorou após o próprio Curtis desenvolver sintomas de epilepsia.




Ian Curtos sofreu com ataques epiléticos

Em dezembro de 1978 o Joy Division viajou para o seu primeiro show em Londres, mas a apresentação no pub Hope & Anchor, em Islington, teve pouco público. Esse fracasso fez com que Curtis atacasse seus companehiros de banda no caminho de volta para Manchester. Mais tarde, acabaram descobrindo que ele teve um ataque epilético.

A notícia devastadora sobre a doença fez com que Ian mudasse o seu estilo de vida, principalmente por causa dos medicamentos que controlavam os ataques. Lógico que Ian Curtis ficou perdido, pois noites mal dormidas e álcool não combinam com remédios.

Uma semana após esse diagnóstico, o Joy Division gravou She’s Lost Control. A banda abriu o show do The Cure com essa música e logo depois gravou o álbum Unknown Pleasures. A música passou a ser uma faixa de destaque do Joy Division e abria o lado B do álbum de estreia da banda, Unknown Pleasures, lançado em junho de 1979. She’s Lost Control transmite toda a angústia e pânico de Ian Curtis que mistura seu vocal fantasmagórico com um dança selvagem no palco. Nessa apresentação ele assumia a aparência de um homem literalmente fora de controle no palco.

O último show do Joy Division

O Joy Division tocou She’s Lost Control em seu penúltimo show em Derby, mas não cantaram a música no último show em Birmingham. Infelizmente, nessa época Curtis já estava muito doente e os shows do Joy Division tinham a sua dança frenética, que se transformava em um ataque epilético completo.

Em 18 de maio de 1980, um dia antes do Joy Division embarcar para os EUA, Ian Curtis cometeu suicídio em sua casa, em Macclesfield. O cantor e compositor morreu quando ele tinha 23 anos.

Veja abaixo a letra de She’s Lost Control

Confusion in her eyes that says it all
She’s lost control
And she’s clinging to the nearest passerby
She’s lost control
And she gave away the secrets of her past
And said, “I’ve lost control again”
And to the voice that told her when and where to act
She said, “I’ve lost control again”

And she turned around and took me by the hand
And said, “I’ve lost control again”
And how I’ll never know just why or understand
She said, “I’ve lost control again”
And she screamed out, kicking on her side, and said
“I’ve lost control again”
And seized up on the floor, I thought she’d die
She said, “I’ve lost control”

She’s lost control again
She’s lost control
She’s lost control again
She’s lost control

That I had to phone her friend to state my case
And say she’s lost control again
And she showed up all the errors and mistakes
And said, “I’ve lost control again”
And she expressed herself in many different ways
Until she lost control again
And walked upon the edge of no escape
And laughed, “I’ve lost control”

She’s lost control again
She’s lost control
She’s lost control again
She’s lost control

Veja abaixo o clipe do Joy Division – She’s lost control

Conheça a loja de CD e Vinil da Amazon

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Artigos
Relacionados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE