Space Oddity é uma música criada em 1969, mas esse primeiro sucesso de David Bowie continua influenciando a sociedade até hoje.
David Bowie no clip da música Space Oddity
Space Oddity é uma música sempre presente nas minhas playlists, mas ela precisa ser escutada com um som no máximo, pois os instrumentos e a voz de David Bowie vão crescendo gradativamente. De acordo com a história, mesmo depois de vários fracassos, David Bowie ainda parecia ser um artista a anos-luz de distância, em pleno 1968. Aliás, é nesse ano que 2001: Uma Odisséia no Espaço, filme de Stanley Kubrick, faz a sua estreia nos cinemas. Bowie já disse em entrevistas que esse filme é uma das referências para a música Space Oddity, pois ele ajuda o artista a encontrar seu perfil alienígena. É nesse momento que seus olhos heterocrômicos começam a conquistar o mundo.
Nessa época Bowie havia se separado da sua namorada, Hermione Farthingale e, por isso, compôs uma melancólica balada de ficção científica, chamada Space Oddity. Ele gravou várias versões demo com o guitarrista John Hutchinson, mas em algumas utilizou um Stylophone, que na época era um novo instrumento musical muito vibrante. O Stylophone combinou muito com a música, já que produzia um som bem futurista. O instrumento fez com que as aventuras cósmicas de Major Tom ficassem mais emocionantes e inspiradoras, graças à esse som sintetizado.
Space Oddity foi lançado como single
A gravadora de Bowie, Philips, preferiu lançar Space Oddity como single, justamente quando a missão da Apollo 11 à Lua era notícia de primeira página, nos principais jornais. Por isso David Bowie resolve gravar Space Oddity nos estúdios Trident, em Londres, no dia 20 de junho de 1969. A faixa final combina o Stylophone com o sofisticado Mellotron, interpretado pelo futuro astro Rick Wakeman.
O single foi lançado no dia 11 de julho, nove dias antes do módulo Eagle, da Apollo 11, lançar Neil Armstrong e Buzz Aldrin em solo lunar. Embora existisse um clima pessimista, junto com um nítido alvoroço em torno doesse pouso lunar, a música de Bowie sobe para o quinto lugar, no Reino Unido. Apesar da rádio BBC não tocar a música, até que a tripulação da Apollo 11 retornasse à Terra. Mesmo assim, a emissora inglesa utiliza Space Oddity como trilha sonora para algumas reportagens na TV.
As viagens espaciais dominavam a cultura popular no final dos anos 60, antes dessa primeira missão para o homem pousar na lua. O icônico personagem de Bowie, Major Tom, é totalmente isnpirado no Dr. David Bowman. Personagem criado pelo diretor Stanley Kubrick e interpretado por Keir Dullea, no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. David Bowie começou a escrever Space Oddity seis meses após assistir ao filme, criando essa música icônica e atemporal.
Space Oddity é uma música eterna
Esse conto atmosférico sobre um astronauta abandonado na órbita da Terra continua sendo uma das canções mais famosas, entre aquelas que foram criadas no final dos anos 60. Pois Space Oddity continua a influenciar a sociedade, em pleno século XXI, já que vários artistas também cantaram uma versão da música. Como Sheryl Crow, Def Leppard, Tangerine Dream e até William Shatner. Em maio de 2013 o astronauta canadense Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional, canta a sua versão da música, em pleno espaço, e dedica esse momento único ao gênio David Bowie.
“Ground control to Major Tom
Ground control to Major Tom
Take your protein pills and put your helmet on”
Veja abaixo o Clip de Space Oddity
No Site MobDica falamos sobre David Bowie e muito Rock