Boys Don’t Cry foi lançado em fevereiro de 1980, sendo o primeiro álbum de compilação da banda e apenas um ano após a estreia do The Cure.
The Cure
Boys Don’t Cry foi a primeira música que escutei e conheci a banda The Cure no telão da Danceteria Robin Hood, no Rio de Janeiro. Aliás, conheci a maioria dessa bandas góticas, como The Cure, The Cult e The Smiths, na Robin Hood. Já falei sobre o The Cult aqui no MobDica, mas hoje vou falar sobre a banda The Cure.
Embora seja um álbum de coletânea, Boys Don’t Cry, de 1980, certamente desempenhou um papel importante para tornar o The Cure tão celebrado e popular. Esse álbum foi lançado nove meses após Three Imaginary Boys, mas é principalmente uma reembalagem desse primeiro disco do The Cure. Como a banda ainda não havia fechado um contrato com nenhuma gravadora, esse disco tem várias faixas do seu álbum de estreia, junto com outro material de 1978-1979. O objetivo principal desse álbum era atrair a atenção da indústria musical. Mal sabiam eles que a faixa título desse disco se tornaria uma das músicas mais duradouras e icônicas do The Cure.
A música Boys Don’t Cry foi o primeiro sucesso do The Cure
Nenhum dos LPs é definitivamente superior ao outro, já que cada um abriga as principais músicas do The Cure daquela época. Um som gótico e estridente, que fez a banda chegar ao sucesso. Robert Smith já deu uma entrevista à Rolling Stone, onde fala sobre o poder atemporal da música “Boys Don’t Cry” e da sua capacidade de sempre desafiar as normas de gênero. Ele disse: “eu estava cantando “Boys Don’t Cry” em Glastonbury e percebi que a música tem uma ressonância muito contemporânea, pois ela tem todas as listras do arco-íris, além de outras coisas voando entre a multidão. Quando eu era criança, havia pressão dos amigos sobre o modo de ser de cada um.” Disse Smith.
Ele continuou: “era sobre nunca ser ‘gótico’. Como um menino inglês, daquela época, você era encorajado a não mostrar sua emoção em nenhum grau. Eu não pude deixar de mostrar minhas emoções quando era mais jovem. Nunca achei estranho mostrar minhas emoções. Eu realmente não poderia continuar sem mostrar essas emoções; pois eu teria que ser um cantor muito chato, para fazer isso.”
A música Boys Don’t Cry foi criada há 44 anos, mas toca até hoje nas rádios. Além disso, você pode encontrar a música na trilha sonora de vários filmes e também nos serviços de streaming. A faixa foi escrita pelos então integrantes da banda Michael Dempsey, Robert Smith e Lol Tolhurst.
Veja abaixo o Clip da música Boys Don’t Cry
Na Amazon você encontra um disco de vinil do The Cure – Clique Abaixo