Paul McCartney disse que a música Now and Then, dos Beatles, teve a ajuda de uma IA e alguns fãs ficaram revoltados, sem motivo, com essa notícia.
Basta falarmos Inteligência Artificial, que tudo se transforma num grande alvoroço, pois a humanidade sempre teve medo daquilo que ainda não consegue controlar. É lógico que tudo sobre IA ainda é muito novo e temos várias pessoas falando muita abobrinha. Além disso, outras pessoas pretendem levar a IA para um lado mais sombrio, como vimos nas declarações recentes de um empresário alucinado.
No entanto, quem diz que a banda The Beatles não deveria utilizar a IA para gravar a música Now and Then, escrita e gravada por John Lennon, em 1978, desconhece completamente a história desse quarteto. Pois os Beatles e sua equipe de produção sempre buscaram, constantemente, avanços na forma como os discos eram produzidos. Aliás, quase sempre isso era uma exigência artística dos próprios Beatles, que adoravam utilizar inovações tecnológicas, em suas músicas.
A gravação da música Strawberry Fields Forever, por exemplo, tinha a presença do Mellotron (Teclado Eletromecânico) de Paul McCartney. Esse instrumento conseguia gerar um som a partir da reprodução de fitas pré-gravadas, misturando com samples instrumentais. Ou seja, os Beatles sempre utilizaram recursos tecnológicos e traziam esse recurso inovador da tecnologia, para o estúdio. Isso fez com que som da banda chegasse ao ouvido de todos, algo que conseguiu estabelecer novos padrões na indústria de produção musical.
Devemos temer a IA?
Quando a IA é utilizada por músicos criativos e talentosos, como Paul McCartney, não há razão alguma para temermos essa Inteligência Artificial. Pois o diretor Peter Jackson simplesmente utiliza imagens e áudios antigos da banda, para gravar uma nova versão da música. Ou seja, ele e sua equipe desenvolveram uma tecnologia de Inteligência Artificial que consegue separar os diversos instrumentos e vozes de várias mídias. Portanto, tudo isso já estava presente nos vídeos antigos e numa fita cassete com a voz de John Lennon.
Devemos nos preocupar com a IA que tenta alcançar a superinteligência, para depois decidir que está na hora dos seres humanos seguirem o caminho dos dinossauros. Aliás, não são as IAs e sim pessoas gananciosas, que tentam controlar essa tecnologia. Por isso vários países já estão regulamentando a utilização de toda Inteligência Artificial, como sempre fizemos com qualquer tecnologia nova. Ou seja, não devemos, de forma alguma, nos preocupar com a IA que ajuda a trazer a voz de John Lennon e reunir novamente os Beatles, é só apertar o play e curtir.
Quanto ao Clip da música, aí sim podemos dizer que a IA fez uma grande lambança.
Veja o Clip da música Now and Then
No Site MobDica falamos sobre The Beatles e várias bandas de Rock