O Rio teve o seu momento de música melancólica e as pessoas vestiam um sobretudo preto, para acompanhar a Banda Dark preferida em danceterias.
The Cult é uma Banda Dark da década de 80
O estilo Dark teve sua década de glória, em 1980, um período que, ironicamente, também acontecia a Dance Music e o New Wave, por isso várias danceterias exploravam essas tendências. Lembro que algumas pessoas não se encaixavam na explosão contagiosa de alegria do New Wave, portanto se sentiam mais confortáveis com outro tipo de música e um estilo de vida mais sombrio. Mesmo vivendo no verão de 40º do Rio de Janeiro.
Por causa desse movimento Dark, surgiram algumas danceterias que tocavam bandas como The Sisters Of Mercy, The Cult, The Cure, Echo & The Bunnymen e vários outros grupos musicais. Crepúsculo de Cubatão, Robin Hood e Mistura Fina, todas no Rio, recebiam o ar blasé de tédio, característico desses seguidores do movimento Dark e essas bandas dominaram a rádio FM. Pois nessa época o streaming ainda era um sonho distante e as músicas dessas bandas apareciam apenas em fitas K7, com gravações de discos importados. Posso até dizer que o corvo era um elemento desse período, pois os Darks, vestidos com a grife Mr. Wonderful, gostavam de ler a obra de Edgar Allan Poe e os quadrinhos de Robert Crumb e Frank Miller, com as HQs Cavaleiro das Trevas, Elektra e Ronin, obras que apresentavam o universo Dark.
Bastava vestir uma roupa totalmente preta, com alguns detalhes em branco e você já estava apto a entrar nesse movimento subcultural, criado para confortar os adolescentes melancólicos da década de 80. Não cheguei a vestir um sobretudo preto, mas a FACHA tinha vários alunos e alunas que aderiram ao movimento Dark e até cheguei a fazer alguns trabalhos de faculdade com essa pessoas. Porém, não foi por causa disso que passei a escutar The Cult, The Cure, The Smiths, antes do Morrissey pirar, além de várias outras bandas dessa época. Eu realmente gostei e ainda gosto da distorção da guitarra, do baixo pesado dessas bandas e das letras dessas músicas, por isso o Sábado é Dia de Rock traz uma lista Dark hoje.
“The fire in your eyes, Keeps me alive, And the fire in your eyes, Keeps me alive
I’m sure in her you’ll find, The sanctuary, I’m sure in her you’ll find, The sanctuary”
Veja abaixo a lista de Bandas Dark para o Dia Mundial do Rock
The Cult – She Sells Sanctuary
– Continua depois da Publicidade –
The Cure – A Forest
Bauhaus – Dark Entries– Continua depois da Publicidade –
Echo & The Bunnymen – The Killing Moon
The Mission – Wasteland
– Continua depois da Publicidade –
The Jesus And Mary Chain – Head On
Joy Division – Love Will Tear Us Apart
– Continua depois da Publicidade –
Siouxsie And The Banshees – Cities In Dust
Bauhaus – Dark Entries
– Continua depois da Publicidade –
Rosetta Stone – Tomorrow For Us