•  
  •  
  •  
  •  

A cultura latina vem ganhado destaque nas histórias da Marvel e cada vez mais novos personagens aparecem em HQs, como a mais nova edição de Marvel Voices que será lançada em outubro. Marvel’s Voices: Comunidades #1 vai mostrar alguns desses novos personagens heróicos da editora, em novas histórias desenvolvidas por vários criadores Latinos. Esta série especial continuará a destacar o legado diversificado da Marvel, celebrando a herança e a importância da cultura Latina.

Marvel’s Voices é uma série de especiais com edições que celebram os heróis da Marvel. Esses especiais já incluíram Marvel’s Voices #1, Marvel’s Voices: Indigenous Voices #1 e, mais recentemente, Marvel’s Voices: Pride #1. O próximo especial, Marvel’s Voices: Identity #1, chegará em agosto de 2021 e celebrará a herança de asiático-americanos e das Ilhas do Pacífico. Depois disso, haverá essa edição especial apenas com heróis latinos.

A HQ Marvel’s Voices: Comunidades #1 contará novas histórias centradas em heróis Latinx, esse termo inclusivo que a Marvel resolveu adotar e que representa as pessoas de origem ou descendência latino-americana, que não se identificam como homens ou mulheres, ou que não querem ser definidas por seu gênero. Essa expressão tem sido usada por jornalistas, políticos, corporações e universidades e, em 2018, chegou ao dicionário. Mas Intelectuais Latinos e 97% da população Latina, não adotam o termo Latinx e esse comentário abaixo explica muito bem porque eles detestam essa expressão:

“Talvez o fracasso mais irônico do termo seja que ele realmente exclui mais grupos do que inclui”, escreveram Gilbert Guerra e Gilbert Orbea da Swarthmore College, “Ao substituir o ‘o’ e o ‘a’ por ‘x’, a palavra ‘Latinx’ se torna ridiculamente incompreensível para qualquer diálogo em espanhol sem alguma fluência em inglês.”

Voltando aos quadrinhos, alguns dos escritores que serão incluídos nesta edição especial são: Daniel José Older, Karla Pacheco, Terry Blas, Juan Ponce, Leonardo Romero, Amparo Ortiz, Alex Segura, Nico Leon, Edgar Delgado e muito mais. Os artistas são: Enid Balám, Vanesa Del Ray, Adriana Melo, Leonardo Romero, Nico Leon, Alitha E. Martinez e muitos outros. Capas variantes também foram reveladas. Alguns dos personagens desta edição são os Tigres Brancos Hector e Ava Ayala, Robbie Reyes como Motoqueiro Fantasma, America Chávez, Miles Morales como Homem-Aranha e Reptil.

As capas variantes mostram os Tigres Brancos, America Chavez e uma adaptação da capa oficial da HQ. A capa variante de America Chávez é ilustrada por Mateus Manhanini e a com Hector Ayala, como Tigre Branco, é ilustrada por George Peréz e Java Tartaglia. A capa variante com Ava Ayala como Tigre Branco é ilustrada por Maria Wolf e Mike Spicer e a com bandeiras é ilustrada por Nabetse Zitro e Jesus Aburtov.

Estas histórias em quadrinhos certamente contarão com uma grande parte da comunidade Latina da Marvel. Personagens mais antigos e personagens mais novos aparecerão nas histórias e um novo herói será lançado. Terry Blas apresentará um novo herói de sua aclamada série Reptil, que provavelmente será a prima de Humberto, Eva. Ela foi vista usando sua magia e provavelmente poderá desenvolver suas habilidades num futuro próximo. Já o Tigre Branco será apresentado em uma história que revisita o legado do personagem, o que é bem apropriado, considerando que ele foi o primeiro super-herói Latino da Marvel, abrindo caminho para futuros heróis Latinos na editora.

A personagem Nina, a Conjuradora, que foi apresentada na HQ do Doutor Estranho, também aparecerá nesta edição. O folclore Latino também fará parte deste especial, mostrando Nina lutando contra o Anhangá, um espírito da natureza. O prefácio desta edição será escrito por Frederick Luis Aldama, professor e renomado estudioso de quadrinhos, criador do site Plantary Republic of Comics. A HQ Marvel’s Voices: Comunidades #1 será lançada em 20 de outubro de 2021.

No site da Amazon você encontra algumas edições de Marvel Voices.

Acesse Aqui: