Apesar de One Piece ser um mangá Shōnen, ele merece nossa atenção por ter uma enorme popularidade e também por ser muito crítico.
O Mangá One Piece surge em 1997
One Piece é um mangá criado por Eiichiro Oda e tem mais de 400 milhões de edições em circulação, por todo o mundo. Ou seja, é o mangá mais popular de todos os tempos, e sua sempre crescente legião de fãs continua forte, mesmo depois de 20 anos da sua estréia. Todo esse sucesso não é apenas por causa do mangá, pois One Piece tem a sua popular série de anime, filmes, vários produtos e até sua própria versão Kabuki, um tradicional teatro japonês. Portanto, não há dúvida que no Japão e no resto do mundo, o rei pirata reina supremo.
Li apenas o primeiro mangá, muito tempo atrás, e assisti alguns animes na TV. Resolvi falar sobre esse mangá de Eiichiro Oda, pois uma série em live-action chega à Netflix. One Piece é um mangá de ação destinado a um público jovem, mas ele foca em tudo que os seus leitores esperam. O mangá traz histórias embaladas com muita ação, cenas de luta emocionantes, mensagens positivas, valoriza o poder da amizade e muito mais do que isso.
Um bom motivo para você ver a série da Netflix, é que One Piece está no topo há muito tempo e faz mais sucesso do que outros clássicos do manga e anime, como Naruto e Bleach. Embora o mangá não tenha a animação e a trilha sonora do anime, é melhor você começar a conhecer os personagens por ele. Principalmente se você for fã de mangá, pois vai conseguir ler os 105 volumes atuais em pouco mais de três meses.
Primeira edição do mangá One Piece
O primeiro volume de One Piece foi publicado em 1997 e, após esse lançamento, ele passou a ser publicado semanalmente. O mangá vendeu mais de 430.000.000 milhões de cópias em todo o mundo, sendo 70.000.000 fora do Japão e estabeleceu, anos atrás, o recorde mundial. Pois foi o mangá que teve o maior número de cópias publicadas e escritas por um único autor.
Como disse antes, esse é o mangá japonês de maior sucesso, apesar de ter a concorrência de Dragon Ball, ou Full Metal Alchemist. Certamente porque One Piece tem fãs em todo o mundo, algo que torna esse mangá japonês num produto de exportação fenomenal. One Piece amplia ainda mais o seu sucesso, porque tem vários leitores no Leste Asiático.
Além disso, apesar desse mangá ser produzido para o entretenimento, não podemos descartar as reflexões que ele consegue trazer. Principalmente por suas críticas ao nosso mundo social e político, pois One Piece consegue retratar alguns problemas bem atuais. Isso ajuda a construir a identidade de vários jovens, algo que explica a aproximação de estudiosos, que voltaram sua atenção para o mundo de One Piece.
Um Mangá para o mundo globalizado
Embora esse tipo de produto cultural esteja enraizado em determinados contextos, ele sempre consegue contribuir para as nossas narrativas globais. Especialmente um mangá como One Piece, que foi traduzido para vários idiomas e lido em cada canto do nosso mundo. Apesar de todo produto cultural carregar as características de suas origens, algumas grandes obras de arte superam essas fronteiras culturais. Pois elas falam com o público como um todo, chegando muito além da esfera cultural em que foram criadas.
Um produto cultural, mangá, ou obra de arte pode ser facilmente identificado como japonês, americano, ou brasileiro, mas eles são produzidos para um mercado global. Portanto, embarque nessa Tripulação do Chapéu de Palha e cruze a Grande Rota junto com Monkey D. Luffy e seus piratas, que sempre questionam as injustiças do mundo.
Veja abaixo o trailer da série Netflix
O Site MobDica tem vários artigos sobre quadrinhos