•  
  •  
  •  
  •  

O Surfista Prateado, que simboliza as aspirações mais elevadas do espírito, também representa o esforço mais sincero da Marvel para elevar o gênero do super-herói. Este personagem nobre, contemplativo e altruísta foi criado em 1966 por Jack Kirby. A partir dessa estreia o mundo dos quadrinhos passou a admirar este personagem solitário e sua prancha, surfando pelo espaço sideral.

Ironicamente, quando este alienígena benevolente apareceu pela primeira vez, ele estava trabalhando para um dos vilões mais terríveis dos quadrinhos, o ser divino conhecido como Galactus. Norrin Radd, do planeta Zenn-La, se torna o batedor superpoderoso de Galactus para salvar o seu povo do terrível apetite do Titã Devorador de Planetas. Radd ficou insatisfeito com sua vida pouco exigente no paraíso Zenn-La e aceitou a oferta de Galactus para ter uma vida nas estrelas, raciocinando que ele poderia encontrar planetas desabitados para o seu mestre devorar e salvar incontáveis ​​civilizações. Ele voa sem parar, esquivando-se de meteoros, contornando asteróides e surfando de planeta em planeta, por galáxias inteiras. No entanto, ao aceitar um futuro ao lado de Galactus, ele tem que deixar o amor de sua vida, a bela Shalla-Bal, induzindo séculos de saudades, já que as pessoas de seu planeta natal são convenientemente imortais.

Surfista Prateado e Sua Amada Shalla-Bal

Ao se sacrificar duas vezes, uma por seu próprio povo e novamente pela humanidade, o Surfista Prateado assumiu qualidades semelhantes às de Cristo e por causa do seu sofrimento ele foi condenado a passar a sua vida no planeta Terra, isolado e sem nenhum acesso ao universo infinito que amava explorar e muito distante de sua amada Shalla-Bal. O Surfista Prateado, entretanto, não foi contaminado pelo pecado original e permaneceu sendo um observador distanciado e perplexo da loucura humana. Como um símbolo da liberdade ilimitada, que foi arrastado para a realidade mundana, o Surfista era de fato uma figura trágica, mas ele nunca perdeu a sua inocência essencial.

O Surfista Prateado surgiu na psicodélica década de 1960 e tanto os fãs quanto o crescente movimento contra-cultura, adoravam suas histórias e sua emoção ao estilo James Dean. Na verdade, o próprio Surfista tinha muito a dizer sobre os tópicos quentes da década de 1960 sobre a guerra e a paz. Em 1968, o clamor pelo herói tinha crescido a um nível febril e Stan Lee curvou-se ao inevitável, dando ao Surfista a sua própria história em quadrinhos, completa com uma história de origem há muito adiada. E foi assim que o Surfista encontrou o elegante artista John Buscema.

Sob o comando do grande Buscema, a HQ do Surfista Prateado foi um dos pontos altos da década. Emocionante, dinâmico e expansivo, cada edição era uma arte complexa. O momento certo para Buscema e Lee introduzirem o Diabo no mundo cada vez mais santificado do Surfista e assim o personagem Mephisto foi apresentado. Com orelhas pontudas, dentes afiados, pele vermelha e cheio de chamas, Lee fez com que Mephisto oferecesse ao Surfista um mundo com riquezas, poder e mulheres, além da tão sonhada vida com Shalla Bal. Isso se ele apenas se juntasse com Mephisto em sua carreira do mal. Inevitavelmente, o Surfista rejeitou essas tentações apenas para ver Shalla Bal, ou ser levado de volta para Zenn-La e continuou sua trajetória solitária pelo universo

“Não encontrei planeta mais abençoado do que este … É como se a raça humana tivesse sido divinamente favorecida sobre todos os que vivem!”
“Agora estou aqui sozinho e abandonado por este mundo hostil!

Eu, que crestei as ondas do infinito … exilado para sempre nesta esfera solitária …”

As histórias do Surfista Prateado trouxeram a consciência social para o vocabulário comum dos quadrinhos. O Surfista Prateado apresenta o seu próprio evangelho humanístico: consciência ecológica, tolerância, respeito pela dignidade humana básica e amor incondicional, tudo que o mundo atual necessita. Mas, como não teremos um Super-Herói que cruze o espaço surfando em sua prancha, para resolver todas as mazelas da humanidade, podemos apenas sonhar e ler algumas HQs do Surfista Prateado.

O Surfista Prateado e Muitos Outros Personagens, Estão Na Seção Especial de Quadrinhos da Amazon.

Acesse Aqui: