Shang Chi é outro personagem da Marvel que eu conheci no final dos anos 70 e foi criado graças à onda de Kung Fu, que dominava o mundo nesse período. Tínhamos David Carradine no papel de Kwai Chang Caine no seriado Kung Fu, exibido originalmente entre 1972 e 1975, o desenho animado Sawamu – O Demolidor e, lógico, os filmes de Bruce Lee.

Jim Starlin co-criou o personagem Shang-Chi, Mestre do Kung Fu, com o escritor Steve Englehart para a Marvel Comics e o personagem estreou na HQ Special Marvel Edition #15 em 1973. O personagem era tão popular que, na edição #18, a HQ foi renomeada para The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu e durou até 1983, terminando na edição #125

Um mestre incomparável em artes marciais, Shang-Chi foi resultado da crescente popularidade dos filmes de artes marciais, no início e meados da década de 1970. Por causa desse sucesso do Kung Fu, o personagem também foi destaque na HQ em preto e branco Deadly Hands of Kung Fua partir de 1974. O formato da revista continuou até 1977.

O personagem obviamente foi inspirado por Bruce Lee que era, sem dúvida, o ator de cinema e lutador marcial mais popular da época, mas Shang Chi também tinha laços com a série de romances Fu Manchu de Sax Rohmer. Apesar das conexões com os livros de Rohmer, Shang-Chi foi revisado para brilhar pelos seus próprios méritos e passou a criar o seu universo oriental com lendas e lutadores de artes marciais.

Agora, que Shang Chi faz parte do UCM e teve sua estreia no cinema e no dia 12 de Novembro no Disney+, precisamos falar sobre o que exatamente é a Lenda dos Dez Anéis. Essa lenda teve a sua origem na Saga Master of Kung Fu: Battleworldseries de 2015, escrita por Haden Blackman e ilustrada por Dalibor Taljic e também foi parte de Guerras Secretas (Secret Wars). Battleworld é um planeta criado pelo Beyonder em Marvel Comics Secret Wars #12, em 1984. Só que nesta história em quadrinhos, os Dez Anéis são apenas uma técnica marcial, baseada nas habilidades e no poder dos Dez Anéis, que já foram utilizados pelo Mandarim, um clássico vilão do Homem de Ferro e que também já apareceu no UCM.

Lógico que as impressionantes habilidades de luta de Shang-Chi, juntamente com o poder dos Dez Anéis, fazem dele um membro perfeito para a nova formação dos Vingadores. Com os artefatos místicos de Wenwu, Shang-Chi pode ser poderoso o suficiente para enfrentar os próximos vilões do UCM e isso já pode acontecer em Vingadores 5 ou em Invasão Secreta. Ou, quem sabe, ele apareça para enfrentar algumas ameaças que assolam o mundo, como um personagem surpresa, em Armor Wars ou até em Capitão América 4, lutando ao lado do Falcão, do Soldado Invernal e dos novos Capitães Américas que irão surgir.

Agora que Shang-Chi fez conexões com Wong, os Vingadores também podem chamá-lo sempre que souberem algo sobre os Dez Anéis ou quando precisarem de um lutador de artes marciais incrível. Ou, quem sabe, ele possa aparecer após algum sinal que os Dez Anéis emitam e isso pode muito bem ser explicado, detalhadamente, com a tecnologia de Wakanda Forever.

O Ator Simu Liu disse que não sabe quando interpretará Shang-Chi novamente, mas lógico que a Marvel encontrará pelo menos um lugar em algum filme ou série, antes da inevitável sequência de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Essa expansão do Universo Marvel sempre conectou personagens nos quadrinhos e agora podemos ver isso acontecer nos filmes e séries do UCM.

Artigo: Hugo Machado

No site da Amazon você encontra produtos de Shang Chi.

Acesse Aqui: