Shang-Chi é outro personagem da Marvel que eu conheci no final dos anos 70, criado graças à onda de Kung Fu que dominava o mundo nesse período.
Tínhamos David Carradine no papel de Kwai Chang Caine no seriado Kung Fu, exibido originalmente entre 1972 e 1975, o desenho animado Sawamu – O Demolidor e, lógico, os filmes de Bruce Lee.
Jim Starlin e Steve Englehart criaram o personagem Shang-Chi
Jim Starlin cria o personagem Shang-Chi, Mestre do Kung Fu, junto com o escritor Steve Englehart para a Marvel Comics. Ele estreia na HQ Special Marvel Edition #15 em 1973 e passa a ser muito popular. Por isso a edição #18 é renomeada para The Hands of Shang-Chi: Master of Kung Fu e dura até 1983, terminando na edição #125
Um mestre incomparável em artes marciais, Shang-Chi surge graças à crescente popularidade dos filmes de artes marciais, no início e meados da década de 1970. Por causa desse sucesso do Kung Fu, o personagem também passa as ser um destaque na HQ em preto e branco Deadly Hands of Kung Fu, a partir de 1974. O formato dessa revista continua até 1977 e você encontra na Amazon, basta clicar no link acima.
Bruce Lee inspira a criação de Shang-Chi
O personagem obviamente é inspirado em Bruce Lee que era, sem dúvida, o ator de cinema e lutador marcial mais popular da época. No entanto, Shang-Chi também tem vários laços com a série de romances Fu Manchu de Sax Rohmer. Apesar das conexões com os livros de Rohmer, o personagem é revisado para brilhar pelos seus próprios méritos. Por isso criam o seu universo oriental com lendas e lutadores de artes marciais.
Agora, que o personagem faz parte do UCM, precisamos falar sobre o que exatamente é a Lenda dos Dez Anéis. Essa lenda teve a sua origem na Saga Master of Kung Fu: Battleworldseries de 2015, escrita por Haden Blackman e ilustrada por Dalibor Taljic. Mas ela também fez parte da HQ Guerras Secretas (Secret Wars). Battleworld é um planeta criado pelo Beyonder, em Marvel Comics Secret Wars #12, de 1984. No entanto, nesta história em quadrinhos, os Dez Anéis são apenas uma técnica marcial, baseada nas habilidades e no poder deles. Eles já foram utilizados pelo Mandarim, um clássico vilão do Homem de Ferro, que também já apareceu no UCM.
Lógico que as impressionantes habilidades de luta de Shang-Chi, com o poder dos Dez Anéis, fazem dele um membro perfeito para os Vingadores. Com os artefatos místicos de Wenwu, Shang-Chi pode ser poderoso o suficiente para enfrentar os próximos vilões do UCM. Aliás, isso já pode acontecer em Vingadores 5 ou em alguma série do Disney+. Ou, quem sabe, ele apareça para enfrentar algumas ameaças que assolam o mundo, como um personagem surpresa, em Armor Wars. Ou até mesmo em Capitão América 4, lutando ao lado do Falcão, do Soldado Invernal e dos novos Capitães Américas que certamente irão surgir.
O personagem já participou dos Vingadores nos quadrinhos
No entanto, agora que Shang-Chi fez conexões com Wong, os Vingadores também podem chamá-lo, sempre que souberem algo sobre os Dez Anéis. Ou até mesmo quando precisarem de um lutador de artes marciais incrível. Além disso, ele pode aparecer após algum sinal que os Dez Anéis emitam e isso pode muito bem ser explicado, detalhadamente, com a tecnologia de Wakanda Forever.
O Ator Simu Liu disse que não sabe quando interpretará Shang-Chi novamente, mas é lógico que a Marvel encontrará pelo menos um lugar, em algum filme ou série, antes da inevitável sequência de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Essa expansão do Universo Marvel sempre conecta personagens nos quadrinhos e agora podemos ver isso acontecer nos filmes e séries do UCM.
No Site MobDica falamos sobre Quadrinhos