Nenhum personagem dos quadrinhos, DC ou Marvel, percorreu um caminho tão longo para o sucesso, desde a sua origem, como o Adão Negro.
Adão Negro surgiu como inimigo de Shazam
Como vários personagens da DC, criados na década de 1940, a origem de Adão Negro é bem complicada. Sua origem foi contada várias vezes e muitas mudanças foram feitas ao longo dos anos. Adão Negro foi criado por Otto Binder, Bill Parker e C.C. Beck e fez sua primeira aparição na HQ The Marvel Family #1 (1945), publicada pela Fawcett Comics. Nessa primeira história, Adão Negro surgiu como um poderoso inimigo do super-herói Shazam e da Família Shazam.
No entanto, Adão Negro ressuscitou quase 30 anos depois, como um personagem recorrente, após a DC comprar os personagens da Fawcett. O personagem foi redefinido por vários escritores, como Jerry Ordway, Geoff Johns e David S. Goyer e o personagem evoluiu de vilão absoluto, para um possível anti-herói.
Sua história de origem diz que quatro ou cinco mil anos atrás, no Egito, o velho mago Shazam escolheu um homem chamado Teth-Adam como seu campeão. O mago fez com que ele fosse o primeiro mortal mais poderoso do mundo, chamando-o de Poderoso Adam. Infelizmente, esse poder corrompeu Seth-Adam, que resolveu derrubar o faraó e partiu para dominar o mundo. Como o mago Shazam não conseguiu recuperar os poderes que ofereceu à Teth-Adam, ele começou a chamá-lo de Adão Negro e o exilou para a estrela mais distante do universo.
Adão Negro surgiu na HQ da Família Marvel
Levou mais ou menos quinhentos anos para Adão Negro retornar ao seu mundo. Nesse retorno ele enfrentou Shazam, Mary Marvel e Capitão Marvel Jr. mas, como todos eram invulneráveis, o confronto não teve vencedores. Isso até o Tio Marvel enganar Adão Negro, pedindo para ele dizer “Shazam” e forçando-o a voltar a ser Teth-Adam. Esta foi a única aparição de Adão Negro na Fawcett Comics.
Embora tenha morrido, esta não foi a última aparição do personagem. Adão Negro ressuscitou quase trinta anos depois, na Filadélfia, por causa da Máquina de Reencarnação do Doutor Silvana, na HQ Shazam! #28, agora como parte da família DC. Nessa HQ revelaram a origem dos poderes de Adão Negro, que ele obteve através dos deuses egípcios: Shu (resistência), Hershef (força), Amon (poder), Zehuti (sabedoria), Anpu (velocidade) e Menthu (coragem). Novamente ele foi derrotado da mesma forma, mas ao invés de morrer, ele recebeu um soco e esqueceu a sua dupla identidade.
Obviamente isso não durou muito, pois Adão Negro lutou contra o Capitão Marvel várias vezes depois. Ele também juntou-se à Sociedade dos Monstros e atacou a Terra-Quatro, durante a famosa HQ Crise nas Infinitas Terras. Para detê-lo, Kyle, dos Jovens Titãs, o transformou em cristal sólido e isso acabou com o Adão Negro, na forma como o conhecemos, pois o mundo da DC foi reescrito.
Adão Negro contra a Família Marvel
Embora uma versão de Adão Negro tenha reaparecido antes de Pós-Crise, na HQ Shazam!: The New Beginning, ela está totalmente fora de continuidade. Adão Negro retornou ao Universo DC, em 1994, e sua história foi recontada por Jerry Ordway, na HQ The Power of Shazam!.
Entretanto, esta HQ apresenta dois personagens, nessa origem de Adão Negro. O primeiro é Teth-Adam, do Egito Antigo, filho de um faraó que na verdade se tornou um homem justo e passou a dominar a província de Kahndaq. O velho mago Shazam o escolheu como campeão, sem saber que sua filha, Lady Blaze, fez um acordo com o deus Set. Por isso Adão Negro não ganhou os poderes do mago durante esse ritual, fazendo com que Teth-Adam conquistasse o poder dos seis deuses egípcios.
Mas, novamente Lady Blaze seduziu e corrompeu Adão Negro, atraindo-o para os seus planos de dominar o mundo. No entanto, o mago Shazam decidiu tirar os poderes de Teth-Adam, provocando a sua morte por velhice. Então o mago resolve armazenar todos os seus poderes em um escaravelho mágico.
Nosso segundo Adão Negro é descendente de Thef-Adam. Ele estava trabalhando como arqueólogo ao lado de C.C. e Marylin Batson, enquanto escavavam a tumba de Ramsés II. Foi nessa escavação que Theo descobriu o escaravelho e obteve o poder de Adão Negro. Shazam já lutou contra este Adão Negro reencarnado, na HQ Power of Shazam!. Foi nessa história que Teth-Adam retornou e revelou que Adão Negro e Theo Adam eram duas personalidades distintas.
Adão Negro na Sociedade da Justiça da América
Logo após revelar que Adão Negro e Theo Adam são dois indivíduos diferentes, o primeiro é julgado novamente pelos assassinatos dos Batsons e absolvido. Apesar das suas impressões digitais não serem às de Theo Adam. Mas, apesar de ainda ter a influência assassina de Theo Adam, Adão Negro passa a fazer parte da Sociedade da Justiça da América.
Adão Negro é frequentemente descrito como um personagem agressivo e arrogante. Portanto, não é nenhuma surpresa que, após um curto período na Sociedade da Justiça da América, ele resolva assumir o controle de Kahndaq para governar o seu povo mais uma vez.
Poderes de Adão Negro
Os poderes de Adão Negro vêm dos deuses greco-romano, os mesmos de Shazam. No entanto, nos anos 70, eles revelaram que os deuses dos quais ele recebeu seus poderes, eram egípcios. Entretanto, em encarnações posteriores e mais modernas, seus laços com o antigo Egito e sua mitologia, só se tornaram mais fortes.
Adão Negro tem resistência, força e velocidade quase ilimitadas, mas que chegam muito perto dos poderes de Shazam ou Super-Homem. Ele também tem uma vasta sabedoria acadêmica, capaz de conhecer qualquer fato científico. Por isso ele conhece e fala quase todas as línguas da Terra. Além disso, Adão Negro também pode voar em velocidades supersônicas.
Quando está em sua forma superpoderosa, ele não envelhece, ou demora muito para ficar mais velho. Quando sua esposa Isis morreu, ele absorveu todos os seus poderes de telecinese, junto com alguns que controlam a natureza. Todos esses poderes combinados, fazem com que ele seja um dos personagens mais poderosos do Universo DC.
The Rock como Adão Negro
Conheci o personagem Adão Negro nas revistas em quadrinhos da Editora Ebal, que você consegue encontrar em alguns sebos. No artigo eu incluo alguns links para HQs com histórias do Adão Negro, que você pode ler antes de assistir ao filme que está em cartaz nos cinemas. No filme The Rock interpreta o anti-herói da DC Comics, bem fiel à sua origem nos quadrinhos.
Acesse o Site MobDica e saiba tudo sobre a DC Comics