Kang, O Conquistador surgiu na HQ Avengers #8, de 1964, e o mestre do tempo e espaço controla grande parte do Multiverso.
Kang, o Conquistador, criado por Stan Lee e Jack Kirby, finalmente fez a sua estreia oficial no UCM, após aparecer como uma de suas próprias Variantes, mas em forma de estátua, no episódio 6 de Loki, o personagem é interpretado por Jonathan Majors. Pois agora o vilão surgiu no filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, abrindo caminho para participar de Vingadores: Dinastia Kang, que tem o mesmo título dessa HQ Clássica.
Toda viagem no tempo que aparece na ficção, é muitas vezes intrigante e cheia de paradoxos e, certamente, a história de Kang não é uma exceção. O personagem tem quase 60 anos, mas continua complexo e assustador, especialmente se levarmos em consideração o seu hábito de criar variantes.
Kang é um dos maiores inimigos dos Vingadores
No entanto, apesar dessa origem complexa, Kang também é um dos maiores vilões dos Vingadores e um dos personagens mais importantes da Marvel. O vilão tem conexões com o Universo Marvel mais amplo, incluindo os Jovens Vingadores, Homem de Ferro e especialmente o Quarteto Fantástico. Portanto, o personagem está próximo de ser o eixo central dessa nova fase do UCM.
Com a introdução oficial de Kang no UCM, suas variantes podem desempenhar um papel significativo no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel. Continue lendo que vou mostrar um mergulho profundo na história de Kang, o Conquistador e como suas várias vidas se encaixam no UCM.
Primeira aparição de Kang
Quem é Kang, O Conquistador
Responder essa pergunta pode ser a a maneira mais difícil de entender esse personagem.
Kang era um cientista do século XXXI, chamado Nathaniel Richards, e também um descendente de Reed Richards e do Doutor Destino. Kang assumiu inúmeras identidades ao longo de sua história, interagindo com os heróis da Marvel, como uma variedade de vilões. Isso fez com que Kang surgisse várias vezes, em pontos semelhantes na linha do tempo do Universo Marvel. Porém, em pontos totalmente diferentes da vida de Kang, O Conquistador.
Apesar de ser impossível resumir todas as vezes que Kang apareceu, criando uma linha do tempo de suas aparições, alguns detalhes surgirão no UCM, nos próximos filmes e séries.
Kang pode viajar no tempo
Quando era simplesmente Nathanial Richards, Kang descobriu como viajar no tempo com a tecnologia do seu ancestral, Doutor Destino. Kang utilizou essa tecnologia para viajar ao antigo Egito e se tornar o faraó Rama-Tut. Mas esse vilão foi derrotado pelo Quarteto Fantástico, que também estava deslocado no tempo.
Após essa viagem, Kang pula centenas de anos e vai para o futuro, em sua própria linha do tempo. Nathaniel aproveita para utilizar a tecnologia de várias eras diferentes, para conquistar este mundo do futuro e assume o nome de Kang, O Conquistador. Após isso acontecer, ele promete conquistar outras eras e o seu objetivo é governar tudo de uma só vez.
No entanto, para ser esse conquistador do Multiverso, Kang desafiou os Vingadores inúmeras vezes e sempre tentou derrotá-los para conquistar a Terra, utilizando várias identidades. Na verdade, esse personagem teve tantas identidades diferentes, que existe uma organização inteira de suas diferentes encarnações, chamada de Conselho dos Kangs. Vimos isso, rapidamente, no episódio 6 da série Loki e depois no filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania.
O episódio 6 de Loki iniciou um novo conflito Multiversal, com a morte do personagem Aquele Que Permanece (He Who Remains), uma das variantes de Kang. Isso preparou o caminho para a chegada do personagem ao UCM, e vimos suas variantes alternativas em Homem-Formiga.
Quais são os poderes de Kang?
Kang não tem poderes próprios, mas é um talentoso estrategista militar e combatente, com acesso aos armamentos de todas as eras da história, incluindo o futuro distante. Algo que vimos no filme do Homem-Formiga, quando ele tentava recuperar sua tecnologia para viajar no Multiverso. Seu armamento inclui também a aclamada Dâmocles, uma enorme nave espacial que viaja no tempo e tem forma de espada, mas esse design foi alterado no UCM.
No passado, Kang conseguiu lançar ataques em vários períodos do Multiverso e todos acontecem simultaneamente. Na HQ Avengers Forever vemos uma outra versão do vilão, chamada Immortus, reunir uma equipe de Vingadores de diferentes épocas, para desafiar sua variante mais jovem.
Além de suas armas, Kang tem o apoio de um exército formado por trilhões de soldados, de todo tempo e espaço, que ele costuma utilizar contra os seus inimigos, como no filme Homem-Formiga.
O que Kang pode oferecer ao UCM?
Kang é muito mais do que um simples vilão, ele é a porta de entrada para um lado totalmente diferente do Universo Marvel. Esse universo tem o Quarteto Fantástico, os Jovens Vingadores, Doutor Destino, Vingadores e vários outros, quase todos confirmados ou cogitados para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel. Kang foi o vilão do Homem-Formiga, apesar de não ter muitas conexões com esse herói nos quadrinhos. Porém, como Hank Pym viajou ao Reino Quântico em Vingadores: Ultimato, ele entrou em rota de colisão com o Homem-Formiga e a Vespa.
Além de tudo isso, existem várias outras maneiras para que a presença desse vilão interfira na chegada de outros personagens ao UCM. Como aconteceu no filme do Homem-Formiga, e vai acontecer em Vingadores: Dinastia Kang.
Podemos, por exemplo, ver a confirmação de que a versão Kang/Nathaniel Richards é realmente pai de Reed Richards, algo que abriria outra história para o UCM, trazendo o Quarteto Fantástico. Ou seja, as possibilidades que foram abertas na aparição das variantes de Kang no UCM, podem direcionar para qualquer história da Marvel.
Uma coisa é certa, essa nova fase do UCM será mais fantástica que as anteriores, principalmente para quem sempre leu HQs da Marvel.