As HQs sempre tiveram seres cósmicos, mas as histórias ficam estranhas quando os personagens ganham seus poderes de deuses conhecidos.
Jesus Cristo já apareceu na HQ do Motoqueiro Fantasma
Estamos na Páscoa e na frente da minha casa sempre tem uma apresentação da crucificação de Cristo, algo que sempre balança com os nossos sentimentos, mesmo que não sejamos muito religiosos. Por isso resolvi falar sobre a presença de deuses nas HQs da Marvel e DC Comics e logo de cara lembrei dessa história que mostra Jesus salvando o Motoqueiro Fantasma das garras do demo. Isso aconteceu na HQ Ghost Rider #15, de Tony Isabella, Sal Buscema e Bob Brown.
Essa história tem um final inusitado, pois na verdade Jesus era apenas um truque do vilão Satanás, simplesmente para o Motoqueiro Fantasma não conseguir salvar a sua alma. Lendo essa HQ, você pode até pensar que a Marvel e DC Comics sempre tiveram facilidade para citar assuntos religiosos em suas revistas. Só que isso não é verdade, apesar dessas histórias em quadrinhos apresentarem eventos que mostravam o céu e o inferno, a Marvel e a DC Comics sempre tiveram algum tipo de censura religiosa.
A censura da CMAA
Na Era de Ouro dos quadrinhos, que inicia em 1938, era permitido utilizar o céu e o inferno e até São Pedro apareceu na HQ Kid Eternity. Mas, é lógico que toda essa liberdade durou muito pouco, pois em 1954 criaram a CMAA – Comics Magazine Association of America, ou Associação Americana de Revistas em Quadrinhos. Essa instituição monitorava e até censurava as HQs, antes delas serem publicadas. Mesmo assim, essa censura dependia de quem decidia o que era aceitável e alguns criadores perceberam que, desde que você não ofendesse as crenças religiosas desses fiscais, a HQ poderia ser publicada.
Sempre li muito mais Marvel do que DC Comics, mesmo assim sempre notei a diferença da cosmologia entre as duas editoras. A DC sempre gostou de atribuir a sua cosmologia à religião judaico-cristã, criando personagens como Presença, Lúcifer, Miguel, Jesus Cristo, além de mostrar o céu e o inferno. Já a Marvel, sempre procurou ser mais vaga nessa descrição e, raramente, mostrava palavras ligadas à religião judaico-cristã. Ou seja, a Marvel nunca utilizou os termos anjos, demônios, diabo e Deus, da mesma forma como eles são tradicionalmente retratados.
Apesar de todos os leitores da Marvel saberem que o ser supremo da editora, conhecido como Aquele Acima de Todos (One Above All), é um personagem que não está conectado ao contexto bíblico, como o criador da DC Comics. Porém, isso não significa que a Marvel nunca teve nenhuma influência bíblica em suas histórias. Se tentarmos dissecar cada HQ, com certeza descobriremos algumas semelhanças estranhas nos principais arcos da Marvel, que são bem similares ao conteúdo da Bíblia.
O Personagem Aquele Acima de Todos surgiu na HQ Doctor Strange #13
Os personagens dos quadrinhos brincam com a idéia de vida após a morte, há décadas. Seja o Motoqueiro Fantasma, que surgiu do inferno e realmente conheceu divindades em suas aventuras, ou até a Mulher-Maravilha, que nasceu no universo dos deuses gregos e acabou indo para o mundo dos homens. Sentindo na própria pele que o problema não são os deuses e sim a própria humanidade.
Além disso, muitos personagens ressuscitaram em várias HQs, mostrando que esse previlégio divino sempre esteve presente nas histórias, pois o universo dos quadrinhos é uma imensa colcha de retalhos cósmica, construída com a contribuição de várias pessoas, ao longo de muitos anos. Se você acha que isso é confuso, pergunte a um historiador como surgiu a grande maioria das religiões que existem no mundo. Com certeza eles vão dizer exatamente a mesma coisa, a grande diferença é que nos quadrinhos, esse mundo é totalmente fictício.
No Site MobDica falamos sobre Quadrinhos
Visite a Seção de quadrinhos da Amazon – Acesse Aqui: