•  
  •  
  •  
  •  

O novo MarioKart Live: Home Circuit em Realidade Ampliada é um Game divertido e completamente alucinante. O Game é uma tentativa de misturar o jogo de corrida clássico com carros controlados remotamente, como uma experiência Pokémon Go, que combina o real e o virtual no Nintendo Switch. Na maior parte, funciona: quando tudo dá certo, sua sala vira um playground, com minúsculos karts girando e evitando obstáculos de papelão e seus bichinhos de estimaçào, se eles estiverem pela sala. De acordo com críticas, estão faltando alguns detalhes para que Mario Kart seja um sucesso, como um acesso à multiplayer. Mas, no geral, o Game é algo muito diferente e podemos dizer que Home Circuit parece mágico.

MarioKart Live em Realidade Ampliada

Você pode baixar o Game na Nintendo Switch eShop, mas também pode comprar um Kit cheio de objetos para o Game. O Kit vem com um kart RC – Mario ou Luigi – junto com um cabo de carregamento e objetos de papelão. Você usa o papelão incluso, junto com tudo o que você tem ao redor, para construir um percurso físico em sua casa e controla o kart usando seu console e vendo a ação acontecendo na tela. Basicamente, a corrida acontece em dois lugares: na tela e na sala da sua casa. Isso faz com que MarioKart Live seja uma experiência divertida para o espectador.

A configuração é extremamente fácil e o kart RC vem equipado com uma pequena câmera para sincronizar com o seu Switch. Você simplesmente usa essa câmera para escanear um código QR na tela e só precisa fazer isso uma vez. A criação de uma pista de corrida é igualmente simples, pois existem poucos requisitos. Você tem quatro portões de papelão, cada um numerado de um a quatro e uma pista onde os jogadores percorrem pela ordem, terminando no primeiro portão. Depois de colocar os portões, você cria o percurso e dirige por ele.

Kit MarioKart Live

Dentro desta estrutura simples, você tem muita liberdade. Além do fato de que as trilhas não podem ser linhas retas, existem muito poucas regras. E na natureza de realidade mista do jogo, você tem várias maneiras diferentes de construir uma pista. Tudo isso é renderizado na tela do Switch, embora a câmera de baixa resolução signifique que as coisas podem ficar um pouco confusas e escuras. Isso é especialmente verdadeiro para objetos em movimento como, digamos, um cachorro. Não é um grande problema se você está jogando no Switch no modo portátil, mas os elementos IRL do jogo não parecem muito bons quando ampliados em uma grande televisão. É como se você estivesse olhando para sua casa através de uma webcam.

Depois de configurar a parte real da pista, você pode aumentá-la de algumas maneiras virtuais. Cada um dos portões pode ser personalizado e você pode adicionar tubos de dobra que vomitam itens ou barras de fogo rotativas do castelo de Bowser. Também há muitos temas visuais que podem impactar a jogabilidade. Como o tema do deserto, com um vento que te joga pela pista, enquanto a casa mal-assombrada está cheia de Boos que obscurecem sua visão se você dirigir por eles. O jogador pode até personalizar seu piloto do jeito que achar mais legal.

A maioria dessas opções não está lá quando você inicia o Game. Você precisa desbloqueá-los jogando no modo clássico do Grande Prêmio e conforme você ganha troféus e coleta moedas, você terá novas opções de personalização. Requer um pouco de esforço, mas depois de algumas horas de jogo, você terá muito o que trabalhar.

MarioKart Live: Home Circuit é incrível. A corrida é mais simples do que os Mario Karts anteriores, mas está faltando coisas como a Rainbow Road, que desafia a gravidade, ou a maravilhosa pista de descida do Monte Wario. Mas o que você obtém no lugar deles é incrível, de uma maneira diferente. O mais notável é como é rápido e fácil completar os níveis. O jogo reconhece instantaneamente quando você faz algo como mover um portão, então ajustar sua pista é tão intuitivo quanto levantar e mover coisas. Precisa de mais obstáculos? Pegue alguns travesseiros para jogar no caminho. Uma curva fechada está frustrando você? Mude um pouco a estrada. É difícil exagerar como a natureza tátil do level design torna o processo muito mais fácil e divertido.

Home Circuit é diversão garantida para todas as idades.

Para jogar o novo MarioKart Live você precisa de um Nintendo Switch

Disponível na Amazon:

Nintendo Switch Azul e Vermelho Neon