Van Helsing (Hugh Jackman) é um caçador de vampiros do século XIX e nesse filme vemos praticamente todos os monstros clássicos do cinema.
Van Helsing é um filme com vários monstros famosos
O Studio Universal sempre foi a casa dos monstros e isso inicia em 1931, quando Bela Lugosi dá uma forma icônica ao personagem de Bram Stoker. Logo depois vemos Boris Karloff fazer o mesmo pelo monstro de Frankenstein, de Mary Shelley. Neste time de anti-heróis góticos, o estúdio também acrescentou a Múmia, o Lobisomem e vários outros.
Van Helsing consegue unir essa verdadeira seleção de monstros e no filme vemos Frankenstein, Múmia, Lobisomem, Mr Hyde, Drácula e até as Noivas do Drácula. Para encarar essa quantidade de monstros, Van Helsing precisa da ajuda da princesa Anna Valerious (Kate Beckinsale) e os dois partem para salvar almas.
Isso acontece após Van Helsing enfrentar Mr Hyde pelo telhados de uma Paris ainda em construção, é nessa hora que ele conhece Anna Valerious e parte para encarar o Drácula. O personagem precisa apenas de um chapéu preto de abas largas, um casaco de couro, uma besta rotativa e mortal, além de outras armas retrofuturistas. Van Helsing recebe suas ordens de uma organização secreta composta por todas as religiões. Essa organização quer livrar o mundo das criaturas sombrias, mas nem Van Helsing sabe porque ele aceita esse trabalho.
Os monstros que desfilam pelo filme
No meio do filme já sabemos que Van Helsing enfrentará quase todos os monstros da Universal, pois Drácula e suas noivas tomaram o castelo do Barão Frankenstein. O vampiro pretende criar um exército de vampiros e para isso precisa sacrificar o Frankenstein. Algo que Van Helsing e Anna não querem permitir, já que isso pode levar o mundo à idade das trevas.
Como todo filme de terror, Van Helsing também tem momentos religiosos, quando Anna mostra que acredita na vida após a morte e diz a um parente moribundo: “Eu te vejo novamente”. Ou quando o Frankenstein encontra conforto ao ler uma Bíblia, logo após ser capturado por uma horda de mortos-vivos. Também vemos Van Helsing fazendo o sinal da cruz após encontrar uma vítima de assassinato.
Tudo isso porque Van Helsing tem um caráter ambíguo e caminha pela linha tênue entre monstro, caçador e assassino, principalmente quando se transforma em Lobisomem, após ser mordido pelo irmão de Anna. Hugh Jackman consegue transmitir essa alma torturada e enfrenta monstros e vampiros, enquanto Anna enfrenta as Noivas de Drácula. Tudo isso para que o Frankenstein tenha um futuro mais tranquilo e menos monstruoso.
O final do filme tem várias batalhas entre Lobisomem e Vampiros, explosões, incêndios, fugas fantásticas e perseguição de carruagens. Porém, uma cena singela ao pôr do sol mostra porque os monstros não têm o direito de amar. Assista ao filme para descobrir o que acontece.
Veja abaixo o trailer do filme