Tijolo por Tijolo mostra a história real de Cris Martins, influenciadora do Kwai que luta por moradia, afeto e dignidade.
Após uma trajetória por festivais de cinema, o documentário Tijolo por Tijolo chega ao circuito nacional para contar uma história potente de reinvenção. O filme mostra Cris Martins, uma moradora do Ibura, periferia do Recife.
Diante do risco de desabamento de sua casa e da perda de emprego durante a pandemia, Cria encontra nas redes sociais, mais especificamente no Kwai, uma ferramenta que transforma sua realidade. Grávida do quarto filho, ela se torna micro-influenciadora digital na plataforma, compartilhando seu cotidiano e sua luta para reerguer o lar.
– Continua Depois da Publicidade –
Moradia, maternidade e direitos da mulher
Dirigido por Victória Álvares e Quentin Delaroche, o longa acompanha a jornada de Cris de forma íntima e sensível. Enquanto ela engaja sua comunidade on-line com dicas sobre maternidade e empoderamento feminino, seu marido, Albert, aprende a construir a nova casa assistindo a tutoriais na internet. O filme aborda com urgência não apenas o direito à moradia, mas também a luta de Cris pelo direito à laqueadura, um procedimento de esterilização voluntária.
A trajetória de Cris reflete o poder das novas mídias como catalisadoras de mudança. “A história da Cris em ‘Tijolo por Tijolo’ é a personificação do que acreditamos no Kwai: o poder de uma pessoa comum de transformar sua realidade e inspirar uma comunidade inteira usando apenas um celular e sua criatividade. Estamos orgulhosos de ser a plataforma na qual histórias de resiliência e empreendedorismo como a dela florescem”, afirma Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai.

Pôster oficial do documentário Tijolo por Tijolo
– Continua Depois da Publicidade –
Tijolo por Tijolo recebeu vários prêmios
O filme foi amplamente reconhecido no circuito de festivais nacionais, acumulando prêmios importantes. Dentre eles, estão os de Melhor Direção e o Prêmio da Crítica no Olhar de Cinema, Melhor Longa-Metragem no Festival Visões Periféricas, e Melhor Filme e Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O longa-metragem também foi premiado no Festival de Triunfo, Festival da Fronteira e Festival Goiamum Audiovisual.
Sinopse do Documentário
No Ibura, periferia do Recife, Cris tem a impressão de que tudo está por um fio. Ela e o marido perderam os empregos no início da pandemia de Covid e também a casa em que moravam com 3 crianças pequenas, por risco de desabamento. Grávida do quarto filho e em busca de uma laqueadura, ela trabalha como micro-influenciadora digital, enquanto tenta reconstruir a casa e reestruturar a vida.
Ficha Técnica Tijolo po Tijolo
Produção: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Roteiro: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Montagem: Quentin Delaroche
Fotografia: Victoria Álvares, Quentin Delaroche
Som: Victoria Álvares, Quentin Delaroche, Nicolau Domingues
Produtora: Revoada Filmes
Distribuidora: Olhar
Confira o trailer abaixo
No Site MobDica falamos sobre filmes e documentários
A Amazon tem tudo para a sua Casa Inteligente
