|

Share on facebook
Share on twitter

Compartilhe!


Se você não viveu numa galáxia muito, muito distante, é quase impossível não conhecer a Saga Star Wars que, de alguma maneira, alcançou seu canto do universo.

Já se passaram 42 anos desde que o primeiro filme desse drama espacial épico foi lançado e eu lembro como se fosse hoje. Não recordo qual foi o Cinema que assisti, mas provavelmente foi no Metro ou no Carioca, antigas salas na Tijuca, que eu conheci Luke Skywalker, Han Solo, Yoda, C-3PO e R2-D2.

O medo é o caminho para o lado negro

Vou admitir que sou um grande fã de Star Wars, mas prefiro muito mais Star Trek e a Enterprise. Lógico que fiquei fascinado com os efeitos estonteantes, trilha sonora devastadora e com o famoso Sabre de Luz, que qualquer criança adora até hoje. Hoje, 42 anos depois, um pensamento mais profundo me ocorreu, a estreita ligação entre o conto épico de Star Wars e o da nossa luta diária contra uma pandemia, contra a tirania e como enfrentamos esses desafios. Por isso, lembrei da famosa frase do Mestre Yoda: “o medo é o caminho para o lado negro”

É nessa frase que reside o verdadeiro conflito de Star Wars e, se compararmos com a vida real, ele parece terrivelmente familiar. Assim como os personagens de Star Wars são pegos no meio de uma batalha entre a Luz e o Lado Negro da Força, nos vemos muitas vezes entrincheirados, em uma luta semelhante, onde precisamos escolher entre o certo e o errado. Uma prova disso, é que na estreia do primeiro Star Wars, acontecia a Guerra do Vietnã e o Brasil vivia uma ditadura.

A eterna batalha entre Jedi e Sith

No universo Star Wars temos Jedi rigorosamente treinados para serem pacientes ao abordarem certas situações, isso para nunca agirem com raiva ou rancor e, claro, para usarem os seus poderes em benefício dos outros. No entanto, o código dos Sith, é a ausência de todas essas coisas. Os Sith agem impetuosamente, guardam rancor contra os seus inimigos e usam seus poderes para o ganho pessoal e para destruir.

A Força representa o Universo e uma corrente de energia que está ao redor de todos. Ela está sempre presente e os personagens do filme representam diferentes aspectos dessa jornada pelo poder. Luke foi chamado para essa jornada e a rejeitou. Ele inventou desculpas e foi movido pelo medo mas, mesmo assim, resolveu enfrentar a batalha que vinha pela frente.

Procure o lado Jedi da força

Do ponto de vista humano, se tornar um Jedi é uma tarefa muito difícil. Não somos naturalmente pacientes e somos, desde cedo, bem egoístas. Por isso Star Wars encontra poucos personagens para seguir nesse caminho Jedi, pois ele é bem estreito. Exatamente aquilo que aconteceu com Anakin Skywalker, pois é muito mais fácil sucumbir às tentações do lado negro, que torna a tarefa muito mais simples e uma sensação boa, que parece bem natural.

O lado negro é representado principalmente pelo personagem Darth Vader, um ícone de Star Wars. Mas, não é nenhuma surpresa que Darth seja parente de Luke, pois onde há luz, sempre há escuridão. Temos a opção de seguir um caminho ou o outro. Darth Vader escolheu o caminho do lado negro e pediu para Luke ceder à sua raiva e ódio, para também seguir por esse lado sombrio. Esta é uma luta que todos nós enfrentamos continuamente. Mas, temos a escolha de não ceder às nossas trevas, e sim manter a nossa luz, prosseguindo com a vida.

Star Wars é um sucesso de bilheteria

A amplitude do sucesso de Star Wars pode ser explicada pelo seu sucesso de bilheteria na estreia, arrecadando 775,4 milhões de dólares, em 1977, com um orçamento de 11 milhões de dólares. Além disso, revelou estrelas como Mark Hamill, Carrie Fisher e Harrison Ford e também teve uma enorme influência no cinema e na cultura pop mundial. Junto com Tubarão, de Steven Spielberg, Star Wars criou os blockbusters de grande orçamento e inspirou grandes cineastas como James Cameron, Peter Jackson e Christopher Nolan, entre outros.

Portanto, meu companheiro Jedi, aproveite que hoje é o Star Wars Day e fuja dos caminhos que o lado negro da força oferece.

Que a força esteja com você!

A Amazon tem uma loja Star Wars



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Artigo:

Publicidade
Posts
Relacionados
Publicidade