Os filmes dos Anos 80 tinham um figurino exagerado e cativante

Assisti vários filmes dos Anos 80 no cinema, pelo menos uns dois por semana e, lógico, nem todos mereciam um Oscar de figurino criativo.

Clube dos Cinco é um filmes dos Anos 80

Vários desses filmes tinham uma abordagem frequentemente peculiar, bizarra e muito individualista em relação à imagem pessoal de cada personagem. Nunca usei uma ombreira, mas esse era um acessório indispensável tanto para as mulheres quanto para os homens, principalmente nas festas e danceterias dessa década divertida. Aliás, as ombreiras também foram utilizadas por vários astros do Rock.

Uma das muitas razões pelas quais o cinema é tão encantador é porque, em meio ao drama, aventura, tragédia e risos, ele pode capturar um período e preservá-lo. Simplesmente para que possamos desfrutá-lo e revisitá-lo várias vezes. Portanto, se você estiver com saudade de filmes com ombreiras, polainas e pochetes, junto com aqueles penteados exóticos e roupas bem extravagantes, falo abaixo sobre alguns que apresentaram um figurino pra lá de duvidoso, mas que todo mundo gostava.




Clube dos Cinco (Breakfast Club) – 1985

Esse é o rei dos filmes adolescentes dos anos 80, cheio de sobretudo, botas e cachecol, O Clube dos Cinco (Breakfast Club), de John Hughes. O filme apresenta a angústia adolescente e o figurino que todo jovem rebelde gostaria de usar, pelo menos nessa época. Por isso O Clube dos Cinco é uma escolha óbvia e com presença garantida nessa lista. Cada personagem tem o estereótipo de Bad Boys ou Bad Girls do colégio e veste uma roupa que combina com esse perfil. Incluindo o conjunto de princesa imaculada, da atriz Molly Ringwald, as luvas de couro do rebelde Judd Nelson, o visual alternativo de Ally Sheedy e a clássica jaqueta de Emilio Estevez.

Vou fazer uma menção especial para outro filme de Hughes, A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink). Nesse filme Molly Ringwald usa vários vestidos e saias exageradas, algo bastante comum na década de 80.

Madonna e Rosanna Arquette eram rebeldes nesse filme

Procura-se Susan Desesperadamente – Desperately Seeking Susan (1985)

Parece que 1985 foi o ano dos filmes com roupas malucas e Procura-se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan) tinha Madonna com um figurino bem doido. Entrei no cinema para assistir esse filme depois de escutar alguma propaganda no Rádio, o famoso Jabá, falando que ele era bom. Desperdicei 1:44 h assistindo essa chatice.

Madonna e Rosanna Arquette co-estrelam esta comédia sobre a entediada dona de casa Roberta (Rosanna Arquette). Ela acorda com amnésia após um acidente e, por causa disso, é confundida com uma libertina de Nova York, Susan (Madonna). O filme apresenta vários visuais icônicos dos anos 80, que inclusive várias garotas vestiam para irem às festas. Ou seja, várias jaquetas espalhafatosas, acessórios de cabelo bem gigantes e, por incrível que pareça, luvas. Nem vou falar muito sobre esse figurino, tipo Catifunda, ainda tem muita gente que ainda gosta.




O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (St. Elmo’s Fire) – 1985

Para salvar o ano de 1985 e os seus filmes com figurinos excêntricos, ainda bem que eu assisti ao excelente O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas. Valeu à pena entrar no cinema para ver esse filme cult, que continua sendo um ícone dos anos 80. Ele apresentou Emilio Estevez, Demi Moore, Molly Ringwald, Ally Sheedy, Anthony Michael Hall, Judd Nelson, Andrew McCarthy e Rob Lowe.

Não existiam Pubs para frequentarmos diariamente e muito menos fazia frio na cidade onde eu morava na época, portanto não podíamos andar de blaser ou casacos reforçados pela rua. Mesmo assim, as roupas dos personagens desse filme eram bem normais nas noites cariocas e fugiram um pouco do exagerado vestuário dos anos 80.

Moda e cinema sempre andaram de mãos dadas e várias pessoas se inspiram no guarda-roupa de um filme ou no penteado, cheio de gel, de personagens famosos dos anos 80. Poderia falar sobre a jaqueta de couro do Mel Gibson, em Mad Max, ou do colete de Ferris Bueller’s, do filme Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off). Todos esses filmes ajudaram a libertar várias pessoas e permitiram uma fuga da realidade, por isso os Anos 80 são lembrados até hoje. Afinal, todo mundo só queria andar pelo gramado ao som de Don’t you forget about me, como na cena final do filme O Clube dos Cinco.

Veja abaixo o trailer do filme O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas

Na Amazon você encontra vários filmes em Blu-Ray e 4K

Amazon

Mídias relacionadas:

Compartilhe:

Artigo:




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Artigos
Relacionados