•  
  •  
  •  
  •  

O diretor Destin Daniel Cretton confirmou onde Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis irá entrar na linha do tempo do UCM. Desde o lançamento de Vingadores: Ultimato, a linha do tempo do UCM está em desordem, já que esse filme saltou para o ano de 2023. Durante esse tempo, os Heróis Mais Poderosos da Terra trouxeram de volta todos aqueles que Thanos havia matado com um estalar de dedos, mas depois disso, a linha do tempo fica bastante confusa. Embora o Disney+ forneça uma espécie de guia sobre qual ordem você pode assistir a cada projeto, ainda há várias coisas bem complicadas, incluindo as travessuras de Loki e o filme da Viúva Negra, que ocorrem ao longo de vários anos, até a cena pós-créditos do filme é levada em conta.

A configuração da linha do tempo de Shang-Chi foi envolta em mistério e seus trailers e clipes não deram nenhuma dica de como isso pode acontecer. O filme seguirá seu personagem-título, interpretado por Simu Liu, quando ele é forçado a confrontar o seu passado misterioso com Wenwu, também conhecido como O Mandarim, pai de Shang-Chi e líder da organização dos Dez Anéis. Junto com ele nesta aventura está a melhor amiga de Shang-Chi, Katy, interpretada por Awkwafina. Benedict Wong também reprisará o seu papel como Wong, de Doutor Estranho ao lado de Michelle Yeoh, Florian Munteanu e Fala Chen.

Nessa entrevista recente, Cretton finalmente revelou quando Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis acontece na linha do tempo do UCM. Cretton disse inicialmente que Shang-Chi se passa “nos dias atuais na linha do tempo do UCM”. Quando solicitado a esclarecer, o diretor confirmou que o filme se passa no pós-estalo.

Essa explicação com certeza faz muito sentido. Com os Vingadores sem uma equipe definida, novos heróis continuarão à surgir ao longo da Fase 4 do UCM e Shang-Chi é apenas um deles. Apenas alguns meses após o lançamento do filme de Liu, Os Eternos chegará aos cinemas, apresentando essa raça alienígena imortal, que observa o que acontece na Terra há milhares de anos. Esta é uma tendência que continuará tanto no universo cinematográfico, quanto nos projetos de streaming da Marvel, que apresentarão futuramente Kate Bishop e Ms. Marvel.

Shang-Chi pode ser um dos mais importantes desses novos heróis, graças aos seus poderes e à sua própria jornada nesse filme. Como o multiverso está bem aberto, não há como dizer se esses efeitos serão sentidos já agora. Pode ser que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis continue a explorar os efeitos do estalar de dedos na vida cotidiana, como aconteceu no filme Homem-Aranha: Longe de Casa e também na série O Falcão e o Soldado Invernal, mas fica claro, pelos próprios comentários de Cretton, que daqui para frente o UCM estará mais preocupado com o futuro do que com o passado. Por isso podemos esperar que vários novos Super-Heróis e Grupos apareçam no Universo Cinematográfico da Marvel.

Na Amazon você encontra Uma Loja Especial da Marvel: