O Exorcista estreou em 1973 e rapidamente se tornou um dos filmes de terror mais aclamados pela crítica, levando o público ao delírio coletivo.
Linda Blair no filme O Exorcista
O Exorcista é um filme aterrorizante e confesso que fiquei com vontade de abandonar o cinema, quando assisti pela primeira vez. Até hoje esse filme consegue incomodar as pessoas e ainda não tenho vontade de ver O Exorcista sozinho e, principalmente, à noite. Pois essa nova versão para vídeo, tem imagens subliminares bem realistas e muito diabólicas.
O Exorcista é um filme do diretor William Friedkin, que fez uma adaptação do romance de William Peter Blatty. Esse filme deixava o público de olhos arregalados no cinema, e muitos até abandonavam a sessão. Para alegria do diretor, que só estava interessado em aterrorizar as pessoas, por isso ele criou um filme de terror sem precedentes. Vários jornais pelo mundo relataram que os espectadores do filme desmaiavam, vomitavam e fugiam dos cinemas. Isso acontecia porque o público ficava abalado com a representação realista da jovem Regan MacNeil (Linda Blair). Regan está possuída por demônios e exibe um comportamento bem agressivo.
Todo esse pavor aconteceu na primeira versão do filme, que ainda não tinha as imagem subliminares assustadoras, que ficam marcadas no subconsciente do público, por um longo tempo.
Imagem Subliminar do filme
No filme podemos ver um demônio de rosto branco, que pisca rapidamente na tela aos 45 minutos e um segundo do filme. Isso acontece durante uma sequência de sonho do padre Karras, que está encarregado de retirar os espíritos malévolos do corpo de Regan. Na versão estendida do filme, o rosto também é visto aos 31 minutos e 29 segundos, quando Regan realiza um exame médico. No VHS, DVD e Blu-ray comercializado, o demônio se materializa mais uma vez, aos 56 minutos e três segundos. Mas, na nova versão do cinema, o rosto aparece a 1 hora, 43 minutos e 13 segundos, quando Regan está sendo exorcizada.
Pôster do filme O Exorcista
Essas cenas são bem rápidas e fazem parte da estratégia de Friedkin, para deixar os espectadores assustados com esses efeitos visuais e sons. O diretor achava que isso ampliava a chance de criar uma atmosfera desconfortável e maléfica. O rosto representa um dos demônios que habitam o corpo de Regan e ele aparece por aproximadamente 8 segundos na tela. Ou seja, você acha que não viu nada, ou fica na dúvida se viu alguma coisa.
Em entrevista sobre sobre essa técnica, realizada em 2012, William Friedkin lamentou que apenas a versão em vídeo, pudesse revelar os seus segredos. “Você não conseguia assistir antes do VHS”, disse ele. “E agora você pode pausar o DVD e olhar para ele.”. Com toda a certeza essas cenas, com imagens subliminares, deixam o filme bem mais tenebroso. Experimente assistir ao filme O Exorcista à noite e em total escuridão, essa experiência será inesquecível e bem macabra.